Perturbações dos Sons da Fala: Avaliação e Intervenção

22 de Maio de 2017

Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro

ESSUA

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Medicina - USP

Speech, Language and Hearing Laboratory

SLH Lab

LIF Fonologia – USP

L.I.F. Fon FMUSP

Seminário

Programa do Seminário

14:00h – 15.30h: Intervenção em Perturbações Fonológicas – Haydée Wertzner;
As manifestações nas Perturbações dos sons da fala são heterogêneas e por isso a busca por uma intervenção eficaz é constante.
Em função disso, na clínica escola do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da USP aplicamos alguns modelos de intervenção como a dos ciclos
(Hodson e Paden,1991) adaptados às necessidades da população que atendemos, bem como o Programa de Estimulação Fonológica (Silva 2015) que desenvolvemos
e verificamos sua eficácia.Cada um desses modelos tem uma indicação que será alvo de discussão na apresentação.Hodson, B. e Paden, E. (1981). Phonological processes which characterize unintelligible and intelligible speech in early childhood. Journal of Speech and Hearing Disorders 46, 369-373.
Silva, T. (2015). Programa de Estimulação Fonológica em Crianças com Transtorno Fonológico. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, Brasil.
 15:30h – 16.00h:  Discussão individual com os palestrantes convidados – uma oportunidade única para discutir os seus casos e investigação clínicos.
 16:00h – 17.00h:  Avaliação Clínica e Instrumental em Perturbações dos Sons da Fala – Haydée Wertzner e Luís Jesus.
Um dos aspetos mais importantes na prática do terapeuta da fala /fonoaudiólogo é a realização da avaliação. Os protocolos selecionados e os procedimentos
empregados permitem que o profissional identifique a presença de uma perturbação/transtorno de fala e linguagem. Para a identificação da Perturbação dos Sons
da Fala vários protocolos e procedimentos podem ser aplicados sendo que, alguns necessitam de equipamentos específicos e outros podem ser aplicados mediante
protocolos padronizados e normalizados. A escolha do equipamento a ser empregado dependendo do que se pretende analisar. Esse será o tema dessa apresentação.

 

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Palestrantes

Luís Jesus

Luís Jesus

Luis M.T. Jesus, Universidade de Aveiro, Portugal - lmtj@ua.pt

Luis M. T. Jesus obteve o seu grau de Licenciatura pela Universidade de Aveiro, no ano de 1996. Obteve ainda o grau de Mestre na University of East Anglia, Norwich, UK, com uma Dissertação intitulada “Speech Coding and Synthesis Using Parametric Curves”, no ano de 1997, tendo-se Doutorado no ano de 2001, na University of Southampton, UK, com uma Tese intitulada “Acoustic Phonetics of European Portuguese Fricative Consonants”. É docente (Professor Coordenador desde 2009) da Escola Superior de Saúde (ESSUA) e membro integrado Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro (IEETA) na Universidade de Aveiro desde 2001. Os seus atuais interesses de investigação são fonética, produção e perceção de fala, modelos de produção de fala e as patologias da comunicação. É membro das seguintes associações científicas: The Acoustical Society of America (ASA); International Phonetic Association (IPA); International Speech Communication Association (ISCA).

Haydée Fiszbein Wertzner

Haydée Fiszbein Wertzner

Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, Brasil - hfwertzn@usp.br

Haydée Fiszbein Wertzner é fonoaudióloga formada em 1977 na Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. Obteve o mestrado (1986) e o doutorado (1992) em Linguística na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Em 2002 obteve o título de Livre Docente em Fonoaudiologia. Desde 1981 é Professora do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde atualmente é Professora Associada. Sua área de interesse de pesquisa é fala, speech sound disorder. É membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, da ASHA e da IALP. É membro do Educational Committe for Speech Language Pathology da IALP.

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